Maldivas

As Maldivas é um pequeno país insular localizado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, composto por 1.196 ilhas, sendo que apenas 203 são habitadas. O seu clima é tropical e húmido e a sua temperatura varia ao longo de todo o ano. Existem duas estações predominantes: a estação seca, associada ao inverno e a estação das chuvas, tempestuosa e ventosa. É um destino especial para os seus viajantes, centenas de ilhas rodeadas pelo belo mar azul turquesa com temperaturas quentes e apetecíveis em qualquer época do ano.

Se está num cenário de sonho, saiba que ainda pode melhorar: todos os resorts têm um spa! Nada melhor do que desfrutar de uma massagem ayurvedica à sombra de um coqueiro numa das melhores praias do mundo. Os tratamentos mais típicos são a massagem de relaxamento com óleo de coco extraído localmente, a utilização de uma folha chamada gandhakolhi com propriedades terapêuticas ou a famosa esfoliação com areia utilizada pelos locais para o tratamento de dores musculares e de articulações.

A cultura das Maldivas recebeu influências de variadas fontes, como do Sri Lanka, do sul da Índia, do leste de África e do Oriente Médio, na música, na dança e no artesanato. É popular fazerem-se concertos onde a estrela principal é o tradicional bodu beru - um tambor de grandes dimensões em que se tocam canções que se iniciam em acordes suaves e acabam com ritmos agitados. São várias as danças protagonizadas pelos locais, como a thaara, a Kadhan Maali e a Bandilla Jehun - danças tradicionais com ritmos animados. No artesanato destacam-se os tapetes feitos com tecidos vegetais. Na capital Malé podemos visitar a Mesquita Hukuru Miskiy, com as suas paredes revestidas de coral, ou o Sultan Park, um parque público para descansar de uma ronda pela cidade.

Na sua viagem às Maldivas poderá saborear o melhor que o mar tem a oferecer: o peixe é um dos ingredientes principais da gastronomia local com destaque para o Mas Kandu (atum) e para a fruta fresca. A grande influência da culinária do Sri Lanka faz com que à mesa os pratos sejam condimentados e à base de coco.

O peixe é normalmente frito ou estufado, servido com caril e várias especiarias. Os tipos de peixe mais comuns são o atum, o imperador e o polvo. É frequente servirem um delicioso caldo de peixe e marisco. Nas ilhas há uma abundância de saborosas frutas tropicais usadas em sumos e em batidos. Para além disso, o chá é uma tradição nas Maldivas. Há de vários sabores: branco, vermelho, preto, verde, entre outros.

As Maldivas são um verdadeiro paraíso azul turquesa, de mar calmo e de paisagens serenas que relaxam a alma. As Maldivas são um dos melhores destinos de mergulho do mundo, e para tal contribui não só a temperatura das águas mas também a diversidade marinha de onde se destacam algumas espécies protegidas como o tubarão-baleia, tartarugas, golfinhos e recifes de coral absolutamente intocáveis. Na famosa baía de Hanafaru, que forma quase uma lagoa azul, no atol de Baa, fica o centro da Reserva Natural das Maldivas. Aqui a grande surpresa é o ajuntamento de jamantas que vêm alimentar-se do plâncton desta lagoa. Para os aficionados do surf, não faltam ondas para todos os gostos, dos tubos mais exigentes aos spots mais apreciados por quem está a começar.

Para entrada nas Maldivas é obrigatório Apresentar passaporte electrónico com validade igual ou superior a 6 meses.

O visto turístico é obtido à chegada e tem a duração de 30 dias e existe uma taxa de USD 7.00 (aproximadamente 5.50€) para todos os passageiros no regresso das Maldivas.

Data de última atualização: 08 de Março 2021

  1. TESTE: Obrigatório e teste terá de estar impresso e em inglês.

    1. Na ida: É necessário possuir teste PCR negativo até 72 horas antes do voo.

    2. No regresso: É necessário possuir teste PCR negativo até 72 horas antes do voo.

  2. QUARENTENA: Não obrigatória.

  3. OUTRAS OBRIGATORIEDADES: Para entrar, necessita de preencher declaração médica tendo de o fazer até 24 horas antes da data de partida. Fomulário de declaração sanitária 

Nota: De momento as viagens para as Maldivas não são aconselhadas pelo governo português.

** Teste Covid-19

Preços variam de resort para Resort, sendo que em alguns alojamentos pode ser gratuito (depende dos dias de estadia ou tipo de quarto contratado). Teste PCR de regresso, é efectuado no resort de estadia, com a devida antecedência . A marcação do teste PCR para o regresso, deve ser feita na altura do check in no resort, apresentando o bilhete do voo de regresso. Verificar quais as condições necessárias para entrada/saída nos países de escala, caso seja o caso.

Fontes de informação:

  1. Informação aos turistas

  2. Decreto de formulário médico

  3. Recomendações para reabertura do turismo

Cookies policy