Saidia

Imagine 14 km de praias de areia branca, delineadas por eucaliptos e mimosas, um mar de azul sublime, um sol generoso e magníficas paisagens. Saïdia é uma cidade costeira e estância balnear localizada em Marrocos, também conhecida como a “Pérola Azul”. É um ótimo destino para quem adora praia e para quem procura descansar.

Apresenta um clima ameno ao longo de quase todo o ano, com exceção do verão em que as temperaturas podem rondar os 30ºC e os 40ºC.

Conhecer o extremo máximo do deserto no Sudeste e explorar um lugar de natureza natural: o Oásis Figuig. Ali perto, mesmo ao lado das montanhas Beni Snassen, espera-se um pedaço escondido do paraíso na Terra. E, subitamente, emerge o vale Zegzel com a sua famosa “cave dos camelos", onde a presença humana remonta a 100.000 anos. Praias e oásis, golfe e música, passeios de barco e desportos náuticos, tudo num só destino… É o paraíso ideal.

O que de melhor traduz a cultura e a alma marroquina são os festivais regionais da cidade, como o Festival de música tradicional das Artes. Além das magníficas praias, que se estendem por 14 quilômetros, num areal dourado de areia fina, explore as ruas estreitas do centro histórico, as praças e terraços, que se une num ambiente de almedina tradicional; caminhe pelo La Corniche, o “calçadão” marítimo da cidade, explore a Casbá, a fortaleza do século XIX, mandada construir pelo sultão Hassan I e compre, aos domingos, no Zoco, o souk, mercado semanal ao ar livre. Uma vez em Saïdia, vale a pena escapar a Oujda, que fica a 60 quilómetros, perto da fronteira com a Argélia. É uma cidade pitoresca, animada, que preserva o traço arquitetónico tradicional marroquino. O caminho até lá, por estrada de grande qualidade, surpreende com oliveiras e vinhas.

Durante a sua estadia, passeie pela Marina de Saïdia e conheça as lojas, bares e restaurantes locais. Delicie-se com o melhor da gastronomia marroquina composta por couscous, guisados de carne ou de peixe e espetadas de carne, chamadas brochettes. Pode saborear deliciosas sopas tradicionais, como a harira ou um caldo de tomate e coentros um pouco picantes. Os sumos de laranja naturais são muito servidos.

No litoral, as ricas praias de areia dourada e fina e o mar azul do mediterrâneo; no interior, paisagens incríveis onde o horizonte azul se confunde com o verde da vegetação. Pode aproveitar para andar de mota de água, barco ou catamarã. Pode também fazer parasailing ou andar de “banana”. Não faltam opções de entretenimento.

Para a entrada em Marrocos deve-se apresentar passaporte com validade igual ou superior a 6 meses, incluindo para viagens de grupos organizados. 

Recomendações de Saúde para Saïdia: Para viajar, uma grávida terá de completar um termo de responsabilidade que é facultado pelo Transportador ou Agente de Handling no momento do registo para embarque. Não é obrigatório um certificado médico para realizar a viagem até às 36 semanas de gravidez, no entanto, é aconselhável que a grávida se faça acompanhar por uma declaração médica atestando que está em condições para viajar. A partir das 36 semanas e até 7 dias antes da data prevista para o parto só poderá viajar se apresentar declaração médica emitida dentro dos 7 dias anteriores à data prevista da viagem (mencionando o número de semanas de gestação, a evolução da gravidez e a data prevista para o parto).

Data de última atualização: 11 de julho 2021

  1. TESTE: Obrigatório para passageiros com mais de 11 anos e o teste terá de estar impresso e em inglês ou francês.
    1. Na ida: É necessário possuir teste PCR negativo até 48h ou 72h antes do voo (esta condicionado ao país de origem do passageiro).
    2. No regresso: É necessário possuir teste PCR negativo até 72h antes do voo ou teste Antigénio negativo 48h antes do voo ou Certificado digital Covid da UE. 
  2. QUARENTENA:  Não obrigatória. 
  3. OUTRAS OBRIGATORIEDADES: Têm a obrigatoriedade de preenchimento do formulário “Public health passenger form” antes da partida do voo.


Lista de países A

Inclui todos os países com indicadores positivos relativamente ao controlo da situação epidemiológica, em particular a propagação de variantes do vírus.

Os passageiros podem entrar em Marrocos se se apresentarem:

  1. Um certificado de vacinação completa válido a partir de duas semanas após a 2ª dose de uma vacina de duas doses, ou da dose única de uma vacina de toma unica, OU
  2. Um teste PCR com resultado negativo realizado no máximo 48h antes do embarque para Marrocos

Países da lista B

inclui todos os países não abrangidos pelas medidas de saúde contidas na lista "A", e que estão a experimentar uma propagação de variantes ou a ausência de estatísticas precisas sobre a situação epidemiológica.

 

Os passageiros só podem entrar em Marrocos se : 


A) Passageiros totalmente vacinados:

Um certificado de vacinação completa, valido a partir de duas semanas após a 2ª dose de uma vacina de duas doses, ou da dose única de uma vacina de toma única

E

um teste PCR negativo realizado há não mais de 48h antes do embarque para Marrocos


B) Passageiros não totalmente vacinados:

um teste PCR negativo realizado há não mais de 48h antes do embarque para Marrocos 

E

Apenas para passageiros que não sejam nacionais (e membros das suas famílias: parceiros, ascendentes e descendentes) ou residentes em Marrocos:

  1. prova de pagamento de uma reserva confirmada num dos hotéis definidos pelo governo, onde irão cumpri a quarentena de 10 dias (ver 28JUN2021 MOROCCO Quarantine Hotel List) 
  2. ao 9º dia, será realizado um teste PCR
  3. nacionais e residentes de Marrocos devem cumprir autoisolamento na sua residência durante 5 dias, realizando um teste antígeno ou PCR ao 5º dia

E

uma declaração de honra aceitando as regras sanitárias em vigor em Marrocos (ver 16JUN2021 MORROCO self declaration)


A categorização dos países em lista A ou B pode ser confirmada em https://www.sante.gov.ma/pages/actualites.aspx?idactu=434


Ficam excecionados de apresentar teste PCR à COVID-19 os passageiros com idade superior a 11 anos e portador de documento que certifique que foi vacinado contra a COVID-19 e que completou a sua toma de vacinação há mais de 14 dias.


** Teste Covid-19

Existe a possibilidade de fazer o teste via o nosso receptivo. O custo é 800 MAD por pessoa por teste (laboratório privado) sendo o local do teste no laboratório ou no hotel. 

O resultado é comunicado entre 48/72h 
O valor inclui: transferes hotel/laboratório/hotel ou custo do transporte para a equipa médica realizar o teste no hotel. 
O agendamento pode ser feito através da Soltrópico no acto da reserva.

Fontes de informação:

  1. Informação aos turistas
  2. Medidas de prevenção
  3. Recomendações para reabertura do turismo


Cookies policy