Sal

A Ilha do Sal é uma das ilhas pertencentes ao Arquipélago de Cabo Verde. Tem este nome devido à existência de um local chamado de Salinas de Pedra de Lume, onde se localiza uma antiga mina de sal na cratera de um vulcão extinto. As águas neste local apresentam elevadas taxas de sal consideradas terapêuticas.

Uma ilha que recebe muito sol e calor durante o ano e muito procurada pelos seus visitantes pela paz e calmaria que lá se vive. É o destino de eleição para aqueles que pretendem relaxar nas suas férias e que são amantes de praia e de mar. O povo é alegre, amável e descontraído.


Aventure-se e mergulhe nas águas azuis turquesa e cristalinas da Praia de Santa Maria. É a praia mais famosa da Ilha do Sal! O mar é calmo e quentinho. É o local perfeito para tomar banhos de sol, de mar ou praticar mergulho.

Não perca as Salinas de Pedra de Lume, onde pode boiar nas águas e desfrutar de um banho bem relaxante.

Visite as piscinas naturais de Buracona, formadas por pedras vulcânicas, onde pode mergulhar! Nas proximidades pode conhecer uma das grutas mais famosas do Sal, a chamada “O Olho”, com um impressionante tom de azul.

A Ilha do Sal é uma das ilhas mais multiculturais de Cabo Verde, devido à migração euro-africana que teve influências na cultura do povo salense. A música é um dos ex-libris da cultura cabo-verdiana. É na ilha que ocorre todos os anos um dos maiores festivais de música do país: o Festival de Santa Maria. São tocados ritmos musicais da região, mas também estilos estrangeiros.

Como não podia deixar de ser, a forte ligação marítima da Ilha do Sal, traduz-se também na sua gastronomia. Pode esperar belos variados pratos de pescado e marisco, como uma lagosta na brasa, caldo de peixe, polvo, lula e camarão, acompanhados por batata frita, arroz ou salada.

Em termos de pratos de carne, a famosa Cachupa, é um prato típico de Cabo Verde. É confeccionada com carne de porco, chouriço, bacon, feijão, milho, batata, banana e alguns legumes.

A natureza do Sal é marcada por mar, mar e mais mar. Os verdadeiros amantes de mar e de desportos aquáticos vão delirar. Como a ilha recebe muito vento, é propícia para desportos náuticos como a vela, o windsurf e o kitesurf. A Praia de Santa Maria é a sede do circuito internacional de windsurf.

Para entrada em Cabo Verde deve-se apresentar passaporte com validade igual ou superior a 6 meses. 

Relativamente ao visto, desde 01 de Janeiro de 2019 que existe dispensa de visto para todos os países da Comunidade Europeia, Noruega, Mónaco, Lichetenstein, San Marino, Islândia e Suiça. O que define a dispensa de visto é o país emissor do passaporte.

Desde 22 de Fevereiro de 2020, os titulares de passaportes emitidos pelo Brasil, Canadá e Estados Unidos da América beneficiam de isenção de visto de entrada no território nacional, para permanências até 30 dias.

Existe a cobrança de Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) a todos os passageiros maiores de 2 anos e cujo o valor é de 3400 Escudos Cabo-verdianos ou 30,83 Euros.

É também cobrado no destino o valor de 2€ por pessoa e por noite até um máximo de 10 noites de estada. Este valor será pago por todos os turistas com idade superior a 15 anos directamente no hotel.

Data de última atualização: 27 de julho 2021


  1. TESTE: Obrigatório. 
    1. Na ida: É necessário possuir teste PCR ou Antigénio com resultado negativo até 72 horas antes do voo (Autotestes e declaração de resultado de antigénio não são válidos). Estão isentas deste procedimento as crianças que ainda não tenham completado 7 anos de idade, ou 12 anos desde que com origem EUA.
    2. No regresso: É necessário possuir teste PCR negativo até 72h antes do voo ou teste Antigénio negativo 48h antes do voo. O certificado digital não é válido para regressar. Estão isentas deste procedimento as crianças que ainda não tenham completado 12 anos de idade. Mais abaixo *
  2. QUARENTENA: Não obrigatória. 
  3. OUTRAS OBRIGATORIEDADES: : Deve preencher a ficha de vigilância e controlo sanitário obrigatória.


Formulário para preenchimento online | Formulário para preencher em papel


** Teste Covid-19

Permite realização de teste Covid-19 com custo estimativo entre 100 e 120 Eur (PCR) e entre 25 a 30 Eur (antigénio). O pagamento é local e em local a informar para efectuar teste PCR ou antigénio antes do voo regresso.


Locais onde pode fazer o teste PCR na Ilha do Sal:


Clinicas:

Delegacia de Saúde (em Espargos) - Horário das 08h às 09h

Clinica Santa Maria e Clinitur em Santa Maria - Agendamento com a clinica mas os testes são feitos diretamente nos hotéis;

Hotéis:
Oásis Salinas - Apenas para clientes alojados nos hotéis Oásis Salinas e Oásis Belorizonte;
RIU Palace Santa Maria - Apenas para clientes alojados nos hotéis RIU;

Requisitos para voos inter-ilhas:

De acordo com a Resolução nº 169/2020 de 14 dezembro, as condições para viagens, entre as ilhas de Cabo Verde, a partir de 15 de dezembro 2020, foram alteradas e redefinidos os critérios de obrigatoriedade de apresentação de teste de despiste nas viagens interilhas em função da taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes e deve verificar em que ilhas é obrigatório a apresentação de testes rápidos com resultado negativo e respetiva declaração, efetuado nas 72 horas que antecedem a viagem, através do site com a atualização da evolução do COVID-19 em Cabo Verde. Deve ter em atenção que todos os passageiros devem apresentar . *Formulário de Vigilância Sanitária - obrigatoriamente, independentemente da ilha de origem.


LINK DO FORMULARIO PARA VOOS INTERILHAS: https://survey123.arcgis.com/share/af3188749dbe4bfe898deca41009a72c


O custo do teste serológico rápido nas estruturas de saúde estatais em Cabo Verde é de 1.000$00 CVE (valor indicativo).


  1. É necessário fazer teste rápido, para quem viaja de:
    1. Santo Antão para: Boa Vista, Santiago, Fogo, São Nicolau, Sal, Maio e Brava
    2. São Vicente para: São Nicolau, Sal, Boa Vista, Santiago, Maio e Brava
    3. São Nicolau para: Qualquer ilha
    4. Sal para: Qualquer ilha
    5. Boavista para: Qualquer ilha
    6. Maio para: Qualquer ilha
    7. Santiago para: Qualquer ilha
    8. Fogo para: Qualquer ilha
    9. Brava para: Qualquer ilha
  2. Não é necessário fazer teste rápido, para quem viaja de:
    1. Santo Antão para: São Vicente
    2. São Vicente para: Santo Antão


Fontes de informação:

  1. Informação aos turistas
  2. Permissão para entrada em Cabo Verde com teste com certificado de teste com resultado negativo
  3. Fomulário de declaração sanitária e entregar no destino | Formulário para preencher em papel
  4. Pré-Registo de Viagem Ease e Obtenção de Visto | Caso o pacote turistico adquirido possua TSA incluída e o cliente não necessite de visto não é necessário fazer o EASE.

Cookies policy