Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago de origem vulcânica localizado perto da costa noroeste da África. As praias desertas banhadas por águas cristalinas e serenas surpreendem pela beleza singular que complementa o quadro dominado pela natureza em estado puro. Em Cabo Verde a hospitalidade das gentes é única no mundo! - a morabeza. Sentimo-nos em casa. O povo é alegre, amável e descontraído.

É o destino de eleição para aqueles que pretendem umas férias relaxantes ao sol e que são amantes de praia e de mar. No arquipélago paira uma atmosfera de paz e tranquilidade.

Aventure-se e mergulhe nas águas azuis turquesa e cristalinas das praias do arquipélago. Destacamos a Praia de Santa Maria, a mais famosa da Ilha do Sal! O mar é calmo e quentinho. É o local perfeito para tomar banhos de sol, de mar ou praticar mergulho.

Também na Ilha do Sal, não perca as Salinas de Pedra de Lume, onde pode boiar nas águas e desfrutar de um banho bem relaxante. Visite as piscinas naturais de Buracona, formadas por pedras vulcânicas, onde pode mergulhar! Nas proximidades pode conhecer uma das grutas mais famosas da ilha, a chamada “O Olho”, com um impressionante tom de azul.

Na Ilha de Santiago desfrute de belos momentos ao sol na Praia do Tarrafal e de banhos de mar, quentinho e cristalino. Em São Vicente, uma das ilhas mais pequenas do arquipélago, aprecie a arte, a cultura, a pintura e o artesanato cabo-verdianos. Lá visite a cidade de Mindelo e relaxe na Baía das Gatas.

Na Ilha da Boavista visite as suas praias de areia branca, Tortuga e Santa Mónica. Num destino rodeado por mar é indispensável um passeio em Catamarã pela Baía de Chaves, do Derrubado ou das Gatas, ou a deliciar-se com a observação de cetáceos.

Cabo Verde é uma mescla de várias influências culturais relacionadas com a migração euro-africana. A música é um dos ex-libris da cultura cabo-verdiana. O país é conhecido pelos tradicionais géneros musicais, como a morna, o funaná, a coladeira e o batuque. É na ilha do Sal que ocorre todos os anos um dos maiores festivais de música do país: o Festival de Santa Maria. São tocados ritmos musicais da região, mas também estilos estrangeiros.

Uma das manifestações populares mais famosas do arquipélago é o Carnaval de Mindelo - nos dias das celebrações, a cidade fica conhecida como “Brazilim” ou “Pequeno Brasil”.

Como não podia deixar de ser, a forte ligação marítima da Ilha do Sal, traduz-se também na sua gastronomia. Pode esperar belos variados pratos de pescado e marisco, como uma lagosta na brasa, caldo de peixe, polvo, lula e camarão, acompanhados por batata frita, arroz ou salada.

Em termos de pratos de carne, a famosa Cachupa, é um prato típico de Cabo Verde. É confeccionada com carne de porco, chouriço, bacon, feijão, milho, batata, banana e alguns legumes.

A natureza do arquipélago é marcada por paisagens áridas decoradas por majestosas dunas que se estendem pelos areais densos e por muito mar. Cabo Verde é diversificado no que toca à fauna e à flora. A fauna é predominantemente marinha, com várias espécies de moluscos, peixes e recifes de corais. Na região existem poucas espécies endémicas de animais e de plantas.

Para entrada em Cabo Verde deve-se apresentar passaporte com validade igual ou superior a 6 meses. 

Relativamente ao visto, desde 01 de Janeiro de 2019 que existe dispensa de visto para todos os países da Comunidade Europeia, Noruega, Mónaco, Lichetenstein, San Marino, Islândia e Suiça. O que define a dispensa de visto é o país emissor do passaporte.

Desde 22 de Fevereiro de 2020, os titulares de passaportes emitidos pelo Brasil, Canadá e Estados Unidos da América beneficiam de isenção de visto de entrada no território nacional, para permanências até 30 dias.

Existe a cobrança de Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) a todos os passageiros maiores de 2 anos e cujo o valor é de 3400 Escudos Cabo-verdianos ou 30,83 Euros.

É também cobrado no destino o valor de 2€ por pessoa e por noite até um máximo de 10 noites de estada. Este valor será pago por todos os turistas com idade superior a 15 anos directamente no hotel.

Data de última atualização: 07 de Abril 2021

  1. TESTE: Obrigatório. Menores de 7 anos (ou 12 anos desde que origem EUA estão isentas)

    1. Na ida: É necessário possuir teste PCR ou Antigénio negativo até 72 horas antes do voo.

    2. No regresso: É necessário possuir teste PCR negativo até 72 horas antes do voo. Mais abaixo **

    3. Voos internos: Se tiver destino à ilha do Sal e Boa Vista e/ou com origem a partir das ilhas de Santiago e Fogo, terá de efetuar um teste rápido (serológico) nas 72 horas que antecedem a deslocação e apresentar o resultado negativo. O custo do teste serológico nas estruturas de saúde estatais em Cabo Verde é de 1.000$00 CVE.

  2. QUARENTENA: Não obrigatória. 

  3. OUTRAS OBRIGATORIEDADES: Deve preencher a ficha de vigilância e controlo sanitário obrigatória até 72 horas anteriores ao embarque.

** Teste Covid-19

Permite realização de teste Covid-19 com custo estimativo entre 100 e 120 Eur. O pagamento é local e en local a informar para efectuar teste PCR antes do voo regresso.

Locais onde pode fazer o teste PCR na Ilha do Sal:
Delegacia de Saúde (em Espargos) no horário das 08h às 09h
Clínica Santa Maria e Clinitur em Santa Maria (os testes são feitos diretamente nos hotéis)

Requisitos para voos inter-ilhas:

De acordo com a Resolução nº 169/2020 de 14 dezembro, as condições para viagens, entre as ilhas de Cabo Verde, a partir de 15 de dezembro 2020, foram alteradas e redefinidos os critérios de obrigatoriedade de apresentação de teste de despiste nas viagens interilhas em função da taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes e deve verificar em que ilhas é obrigatório a apresentação de testes rápidos com resultado negativo e respetiva declaração, efetuado nas 72 horas que antecedem a viagem, através do site com a atualização da evolução do COVID-19 em Cabo Verde. Deve ter em atenção que todos os passageiros devem apresentar . *Formulário de Vigilância Sanitária - obrigatoriamente, independentemente da ilha de origem.

Fontes de informação:

  1. Informação aos turistas

  2. Permissão para entrada em Cabo Verde com teste rápido

  3. Fomulário de declaração sanitária e entregar no destino

  4. Pré-Registo de Viagem Ease e Obtenção de Visto

Política de Cookies